Coloque Seu E-mail  e Receba Dicas exclusivas.

BELEZA E ESTÉTICA

Como Tratar o Melasma em CASA

O Melasma é uma hiperpigmentação da pele, muito comum, hoje em dia. Sendo mais frequente em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém, também pode afetar os homens.

O Melasma são manchas escuras na pele, surgem principalmente no rosto, entretanto, podem aparecer em outras áreas do corpo expostas ao sol, como colo e braços. Muitas vezes, o melasma é confundido com sardas ou manchas da idade. Mas, as manchas marrons no rosto devido ao melasma, são maiores e com formas irregulares.

A causa principal do melasma é o excesso de melanina nas células da pele devido à exposição excessiva ao sol. No entanto, outros fatores também contribuem para o aparecimento do melasma, como alterações hormonais, genética, estresse, toxinas, problemas de tireoide e uso de anticoncepcionais.

É comum que o melasma apareça em mulheres grávidas e em alguns casos, pode desaparecer sem necessidade de tratamento, logo após o parto. As manchas do melasma aparecem na testa, nas bochechas, no nariz e no lábio superior. Por isso, o rosto merece todo o cuidado do mundo!

A mudança na cor da pele do rosto é um sintoma do melasma, sendo bastante desagradável para várias mulheres, já que afeta a nossa autoestima. Mas, com a orientação de um especialista, o melasma pode melhorar e, também podemos aproveitar de tratamentos caseiros que dão bons resultados a longo prazo.

Como as manchas do melasma é uma preocupação de beleza para muitos, existem muitos medicamentos e opções de tratamento disponíveis no mercado. Porém, antes de optar por esses tratamentos, tenha em mente que eles podem ter efeitos colaterais e só use com indicação médica.

Antes de tudo, vale ressaltar que cuidados diários fazem toda a diferença no quesito pele perfeita! É importante que, desde criança tenhamos o hábito de cuidar da pele com o uso do protetor solar, um produto que produz uma barreira protetora em nossa pele contra os raios solares. Portanto, sempre que for sair de casa, mesmo que não esteja um dia ensolarado, aplique protetor solar. Esse cuidado ajuda prevenir as manchas do melasma, rugas e câncer de pele.

Para reduzir as manchas do melasma em casa, você pode utilizar ingredientes naturais que ajudarão a restaurar a cor da pele sem efeitos colaterais. A esfoliação é o principal método aplicado no tratamento, pois remove as células mortas e proporciona a regeneração da pele com a mancha do melasma.

Quando há um grau mais profundo do melasma, os resultados em casa não são satisfatórios, sendo necessário o acompanhamento de um dermatologista que indicará um tratamento mais forte, ou seja, químico ou a laser.Em casa você pode usar a aveia para tratar o melasma, pois ela é um esfoliante natural que remove as manchas escuras e células mortas da pele. Então vamos à receita!

INGREDIENTES:

  • 2 colheres (sopa) de aveia em pó
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de mel

PREPARO:

  • Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Aplique nas manchas com movimentos circulares e deixe agir por 20 minutos. Em seguida lave com bastante água. Repita esse procedimento uma vez na semana, pois esfoliar o rosto todos os dias deixa a pele muito sensível e irritada.

Após esfoliar sua pele, é hora de nutrir e clarear a pele. Aplique esta receita de nutrição e clareamento.

INGREDIENTES:

  • 1 clara de ovo
  • 1 colher (sobremesa) de farinha de arroz ( bata o arroz cru no liquidificador e peneire ou compre em lojas de produtos naturais.)
  • 1 colher(sobremesa) de bicarbonato de sódio

PREPARO:

  • Misture todos os ingredientes. Aplique no rosto todo, não somente nas manchas do melasma, pois esta máscara também ajuda rejuvenescer e firmar a pele. Deixe agir por 20 minutos e lave com água morna. Aplique protetor solar. Este tratamento pode ser feito uma vez por semana.

Alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar os tratamentos caseiros, como:

  • Faça a esfoliação do rosto à noite, evitando o contato com o sol, já que a pele fica sensível.
  • Use sempre um filtro solar para o rosto durante o dia.
  • Não faça esse tratamento se a sua pele estiver machucada, sensível demais ou se for alérgica.
  • Hidrate a pele.

DICA: Para relaxar e descansar a pele e reduzir o melasma, faça o chá de camomila. Depois que esfriar, molhe algodão (abra e faça alguns discos) e aplique no rosto deixando agir um pouco. Isso deixa a pele mais clarinha!

Comments

comments

Gostou do artigo?

Coloque Seu E-mail e Receba Meus Dicas exclusivas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.