Se houver problemas mal resolvidos em seu relacionamento e se a comunicação não for clara e sincera… haverá, inevitavelmente, raiva, frustração, culpa e muitas suposições infundadas.
Por sua vez, a coexistência no relacionamento oferece muitas situações difíceis, pois você tem que lidar todos os dias com as necessidades, desejos e expectativas da outra pessoa. Porém, há alguns passos que podem ajudar melhorar o seu relacionamento.
O que precisa para ter um bom relacionamento?
1. Estar ciente dos problemas reais a serem resolvidos: Tire a venda dos olhos e veja o que está acontecendo com seu parceiro… Pode ser que a rotina esteja causando estragos, ciúme incontrolável, a falta de entusiasmo ou comunicação. Descobrir a causa do problema é o caminho para uma solução.
2. O momento certo para falar com o seu parceiro: Certifique-se de que vocês estejam receptivos, prontos a falar e, também, saber ouvir. Às vezes a verdade dói, mas este exercício de comunicação é necessário para superar qualquer problema.
Se o seu parceiro se exaltar, você deve ser capaz de controlar a situação. O que está sendo procurado é chegar à raiz do problema e, não criar um novo. Quando for conversar, fale com o seu coração, olho nos olhos. Com o corpo relaxado, mente calma, um sorriso suave e natural sempre que possível para que possa expressar claramente o que você tem a dizer.
Qual a melhor forma de manter um relacionamento saudável?
3. Amizade: Tenha um relação de amizade com seu parceiro, assim, serão dispostos a ouvir, ajudar, apoiar, preocupar e amar incondicionalmente.
4. Aceitar as diferenças: Para ter um bom relacionamento é preciso aceitar as diferenças de ambos. Olhar sempre as qualidades, afinal todos nós temos defeitos!
Buscar uma imagem ideal de um parceiro que temos em mente pode ser frustrante, afinal viemos de famílias diferentes… temos educação, costumes e experiências diferentes!
5. Respeito e liberdade: Como seres individuais, todas as pessoas precisam desenvolver e ter suas próprias experiências. Ter confiança e permitir que seu parceiro tenha seus próprios amigos, lazer ou pertencer a um grupo social é algo saudável e ambos tem o direito de exercer.
6. Não julgar ou criticar: A maioria das pessoas fazem coisas em suas vidas pensando que é o melhor que poderia fazer naquele momento. Ninguém gosta de receber críticas ou julgamento, a verdade que nenhuma pessoa é perfeito para julgar ou criticar outra. Portanto, se tiver uma crítica, que seja construtiva e dita com carinho.
7. Viver o presente: Não tem como voltarmos ao passado e mudarmos aquilo que não foi bom. Mas, podemos viver o presente da melhor maneira possível, sendo feliz… o que importa é agora! E, no futuro, o passado terá mais histórias felizes, entendeu?
8. Tenha um tempo com seu parceiro: Busque algo que ambos gostem e compartilhem juntos. Às vezes, as coisas mais simples podem nos proporcionar momentos fantásticos e inesquecíveis.
Veja também quando o ciúmes torna-se doentio!