Como reconhecer o ciúme doentio. O ciúme é o medo de perder alguém amado para outra pessoa. O ciúme normal é passageiro e baseado em fatos, porém, o maior desejo é preservar o relacionamento que construiu. Algumas pessoas encaram o ciúme como prova de amor ou valorização do parceiro e, outros consideram uma prova de insegurança e baixa autoestima.
Sentir ciúmes de alguém não é errado, mas como tudo na vida tem limites, esse sentimento deve ser controlado para não virar uma problema sério. Quando o ciúme não é controlado e vira algo fora do normal, é considerado patológico, ou seja, uma doença.
Como Reconhecer o Ciúme Doentio?
Ele é caracterizado pelo exagero, sem algum motivo aparente que provoque tal comportamento. Esse sentimento pode deixar a pessoa muito insegura e transformando-a em alguém extremamente controladora e obsessiva.
Para diferenciar o ciúme normal do doentio, é muito importante observar ainda, que a pessoa que sente ciúme doentio, transforma as dúvidas em ideias supervalorizadas, ou seja, verificando se tem fundamento. Essas pessoas conferem as mensagens e ligações recebidas da pessoa amada e querem saber quem enviou aquelas mensagens e para quem fez ligações.
Geralmente, a pessoa com ciúme doentio costuma ter baixa autoestima e ser insegura. Também pode já ter vivido relacionamentos com infidelidade no passado e, assim, leva essa experiência negativa para a relação atual. A pessoa com ciúme doentio não tem apenas medo de perder seu parceiro, mas, um desejo obsessivo de controlar seus atos, comportamentos e sentimentos. Isso não é bom!
Reconhecer o ciúme doentio é o primeiro passo para controlar a situação. Entretanto, o apoio de familiares, amigos e do parceiro é fundamental. Porém, é muito importante o diagnóstico feito por um especialista, pois envolve sofrimento e, em casos extremos, podem ocorrer diversos transtornos mentais. E, quando já está numa situação fora de controle, o tratamento psicológico é o mais indicado.
O que fazer para lidar com esse sentimento?
- Cuide da autoestima: Você precisa primeiro se amar para depois ser amada por outras pessoas.
- Releve: Saiba diferenciar o que é falta de respeito e o que é simplesmente uma condição humana, onde todos olham para o que chama a atenção.
- Controle-se: O autocontrole numa situação de ciúme faz toda diferença e evita o desgaste do relacionamento, ou seja, ambos mais tarde poderão discutir com maturidade aquilo que o incomodou.
- Busque ajuda: Se mesmo depois de seguir os passos anteriores, você não conseguir controlar o ciúme, busque a ajuda de um psicólogo. Às vezes, alguns traumas e carências ficam marcados na sua mente, sendo difícil livrar-se sozinha. Então, um especialista pode te ajudar a ver melhor as causas da sua insegurança e encontrar uma forma de lidar com ela.
Devemos fazer de tudo para mantermos um relacionamento tranquilo e harmonioso. Assim, toda vez que aparecer pensamentos negativos ou suspeitas sem razão não permita que o ciúme atinja a vida a dois e destrua o seu relacionamento.
Veja mais matérias aqui no site!
DEIXE O SEU COMENTÁRIO!