Receita de Bolo sem Glúten
O glúten está presente em massas como o pão, o macarrão, o bolo e a bolacha, mas não é um carboidrato, e sim uma proteína. O glúten confere elasticidade na receita de diversos alimentos, caso típico do pão, que ao sovar a massa, o padeiro cria as redes de glúten, estruturas capazes de aprisionar o gás carbônico expelido pelas leveduras do fermento.
A maioria das pessoas associa a questão da sensibilidade ao glúten com problemas digestivos, tais como a doença celíaca e síndrome do intestino irritável.
Além de provocar inflamações que geram inchaço, dores nas articulações, indisposição, uma das principais consequências do consumo de glúten é a indesejável barriguinha. Então, optar por uma dieta sem glúten não é tão difícil. Atualmente já existem no mercado diversos produtos como pães, torradas, massas, barrinhas de cereais e até cerveja livres da proteína.
Também é possível preparar receitas saudáveis e saborosas, como pães, bolos, pizzas e tortas. Portanto, deixo aqui a receita de um bolo saboroso, e o melhor, livre de glúten!
- 4 ovos (claras e gemas separadas)
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 200g de margarina
- 200g de fécula de batata
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
- Margarina e fécula de batata para untar
PREPARO:
- Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a margarina por 5 minutos ou até formar um creme fofo. Acrescente a fécula e continue batendo para misturar. Adicione o fermento, nozes e as claras em neve, misture com uma colher.
- Transfira para uma fôrma com buraco no meio de 24cm de diâmetro untada com margarina e fécula de batata. Leve ao forno médio, pré-aquecido por 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Benefícios da fécula de batata: A fécula de batata não é particularmente rica. Ela contém proteínas e sais minerais em pequenas quantidades e é completamente livre de gordura. Grande parte das características nutricionais das batatas se perdem, de fato, durante o processo de trabalho que serve para obter a fécula. A batata não contém glúten, por isso, é adequada para quem sofre de doença celíaca.