Como Prevenir o Câncer de Mama
Como Prevenir o Câncer de Mama. O câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas, diagnosticado o mais cedo possível. Por isso, recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde quando inicia o crescimento das mamas na adolescência e faça o autoexame.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o tumor que mais acomete as mulheres. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico em geral é bom.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que a toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.
Veja os Sintomas!
Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Quando o tumor já está perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm e já é uma lesão muito grande. Por isso, é muito importante fazer os exames preventivos, como a mamografia. Alguns sintomas do câncer de mama são:
- Ter a mama inchada, vermelha e quente e que causa coceira.
- Saída de liquido pelo mamilo quando pressionado, podendo ser sangue.
- Aparecimento de um nódulo duro na mama ou próximo da axila, que pode ser percebido através do toque e do autoexame da mama.
- Tamanho ou formato diferente das mamas, que antes não existia.
- Ferida na mama que não cicatriza e tem mau cheiro.
Alimentação saudável pode prevenir o câncer?
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.
A amamentação também é considerada um fator protetor. Mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses, têm 5% menos chances de desenvolver a doença. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, da sua corrente sanguínea.
Uma dieta saudável e atividade física regularmente tem papel fundamental na prevenção do tumor. Alimentos como brócolis, couve e hortaliças verdes são ricos em glucosinolatos, substâncias importantes no combate ao câncer de mama. Portanto, adote medidas de prevenção e inclua mais frutas e verduras em seu cardápio. Todo cuidado faz a diferença no futuro!
Mais dicas de saúde veja aqui!